A Polícia Federal deflagrou neste sábado, 5, a operação Mayor com o objetivo de investigar crimes de corrupção eleitoral, compra de votos, distribuição irregular de combustível e abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024.
Na ação, foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Paracuru, todos eles expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
A investigação teve início após a apreensão de R$ 150 mil em espécie no dia 23 de setembro e a prisão em flagrante de dois homens pelo crime de lavagem de dinheiro.
Na ocasião o veículo dos suspeitos foi abordado e o dinheiro estava ocultado em uma sacola nos pés do passageiro, além de material de campanha, lista de eleitores, documentos e mídias.
As análises e diligências subsequentes revelaram a existência de um suposto esquema voltado para o desvio de recursos públicos, corrupção eleitoral, a omissão de declaração em documento público ou particular para fins eleitorais, conhecida como ‘caixa 2 eleitoral’ e compra de votos.
Apurou-se que o grupo criminoso visava a captação de recursos e utilização em fluxo de campanha paralelo, favorecendo candidato a prefeito, objetivando com isso influir no resultado do pleito municipal de 2024 em Paracuru (CE).
A Polícia Federal busca aprofundar a coleta de provas e apurar a extensão do envolvimento desse grupo nas eleições municipais, além de assegurar a integridade do processo democrático e impedir o abuso de poder econômico nas eleições municipais. As investigações continuam e novos detalhes poderão emergir sobre o abuso de poder econômico para fins eleitorais.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do canal de comunicação ‘Comunica PF’ na internet.